Por que abrimos a boca quando estamos com sono?

Olhos quase fechando, moleza no corpo e boca bem aberta. Esse é o bocejo, uma forma do organismo driblar o sono. O ato também acontece quando vemos outra pessoa bocejando e até mesmo no mundo dos animais.

O bocejo é um reflexo involuntário que avisa que precisamos dormir. Ele acontece porque, quando estamos entrando no período de sonolência, há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central do cérebro, e o bocejo gera um estímulo profundo de entrada de ar na tentativa de nos manter acordados. Bocejar nem sempre está associado ao sono: pode se tratar de falta de oxigênio, como acontece, por exemplo, quando praticamos exercícios físicos.

Quando começamos a bocejar, não é possível parar. Até podemos fechar a boca, mas os músculos que foram acionados pelo reflexo continuam a se contrair. Em até 70% da população, quando alguém boceja perto de nós, também abrimos a boca. Ainda não se sabe muito bem porque isso acontece, mas as teorias apontam que pode ser empatia ou imitação. A área do cérebro responsável pela empatia, capacidade de compreender sentimentos e emoções, é ativada nessas situações, enquanto que neurônios-espelhos copiam a ação que está sendo presenciada, assim como acontece com o riso, que é contagioso.
Compartilhe com Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário